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Gestão de Spas com fundamentos no Revenue Management…

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O que significa realmente Revenue Management, na verdade é a arte do posicionamento estratégico, uma cultura e filosofia de gestão que maximiza lucros com base em demanda e previsões, otimizando resultados dos fundamentos em cálculos econômicos, financeiros.  Considerado ainda a arte de vender o produto certo, pelo preço certo para o cliente certo no momento certo e pelo canal certo. O gestor deve incorporar como uma forma única de obter lucros e resultados satisfatórios para a empresa, seja ela de serviços, comércio, ou aonde o Revenue Management possa ser aplicado.

Esta filosofia já foi adotada no princípio da administração de empresas, por Henry Ford, Fayol e entre os comerciantes árabes e turcos. Estudada nos cursos de Administração inclusive. Porém na década de 90 é que o R.M. veio da Europa e Estados Unidos, para agregar valores à gestão na hotelaria nacional, iniciando-se pelo Hotel Marriott. O R.M. é a pratica diária e contínua, muito analítica e pouco comercial, utiliza-se estatísticas e matemática. Para gerir as receitas é muito importante saber e entender os custos, despesas e investimentos e suas diferenças. Parte do princípio de entradas e saídas seja no aspecto financeiro ou econômico da empresa. As receitas de cada setor devem ser listadas e alimentadas todos os dias, assim como a listagem de custos também devem ser alimentadas diariamente, este controles devem ser utilizados para pequenos hotéis como pousadas até mesmo um grande resort, todas elas precisam controlar. São esses controles que determinam para onde eu, como gestor, devo levar a minha empresa, ter sucesso e lucratividade.

O Revenue Management faz parte da rotina do gerente geral e assim como sua programação futura, sempre com base na sazonalidade e na previsão da demanda. Tem como colocação ascendente no mercado, ou seja, controle correto dos inventários e o aumento do REVPAR, que é utilizado por ser mais prático e eficiente. O R.M. nos mostra os períodos de maior procura e ensina a aproveitar os momentos de procura, porém é importante estar preparado para nos sinalizar as oportunidades; a implantação do R.M. não é nada muito rápido, e nem se pode esperar eficiência em curto prazo de tempo, é um replanejamento da empresa como um todo, depende de toda a equipe e não tem processos mais ou menos importantes, todos são importantes. É eficiente, importante e fundamental para que seu negócio tenha sucesso.

O Revenue Management deve ser incorporado a gestão dos pontos de vendas no hotel, assim como no Spa, considerando ou não que seja um ponto de venda do hotel ou que seja um Spa independente.

A organização de custos, e saber o quanto custa para abrir as portas é o fator principal. No Spa trabalhamos com os cálculos por ocupação de salas de tratamentos, e número de clientes atendimentos no dia, que é basicamente a ocupação do Spa. Muitos Spas possuem em sua estrutura: o Fitness Center, Salão de Beleza, áreas molhadas como saunas, duchas, jacuzzi e piscinas aquecidas, área de relaxamento e restaurantes. É muito importante levar em consideração a sua estrutura, bem como os serviços oferecidos aos hóspedes em parceria com o hotel, para que seja realizado o cálculo correto.  É muito importante ressaltar que os controles, bem como todos os procedimentos e manuais escritos e a equipe bem treinada, fazem toda a diferença na gestão da receita. Os preços são compostos de acordo com os seus custos, e sabendo sobre a sua concorrência, mas nunca deixe os seus preços nas mãos dos concorrentes e cuide deles. Quer fazer a diferença?  Faça diferente.


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Os spas independentes têm o mesmo controle e sistema que um spa em hotel, diferenciando que um deles pode ser um ponto de venda e o outro não é, e sim tem suas finanças independentes como uma outra empresa.  Sempre quando falamos no mercado de spas, estamos falando em peculiaridades, detalhamentos e normas distintas, são serviços diferenciados voltados a beleza e bem estar, são serviços lucrativos, e com muita base de aumento em receitas e demanda.

Existem no mercado algumas consultorias que podem auxiliar a implantação e cálculos do sistema de Revenue Management aos hotéis de pequeno, médio ou grande porte, restaurantes e spas em hotéis ou Spas independente.

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